BRASIL/PORTUGAL por Grace Passerini.

Mais uma daquelas minhas amigas surreais, de cabelo bonito, roupa maravilhosa e experiências pra compartilhar. Tem um dias, alguns vários, que eu pedi pra Grace me dizer um pouco sobre o que vale ou não a pena na Europa. Porque eu não sei vocês, mas eu tenho a impressão que todo mundo que vai pra lá fica bem doido de emoção e só vê qualidade.

A Grace tá morando em Portugal tem um tempinho, e já teve alguns momentos interessantes pra contar pra quem AMA MUITO TUDO QUE É GRINGO e acha que tudo que é nacional é pior. Vamos lá.

 

“Para dar valor no Brasil:

– Sabe essas lojas que a gente entra e existe um pantone de cores de esmalte e etc?! Então, pode esquecer… Será que na gringa ninguém faz hidratação no cabelo em casa?! Tudo bem que aqui um lápis de olhos Bourjois Paris custa cinco euros mas não consigo achar nem sequer uma ampolhinha 3 minutos milagrosos da Pantene.
Já ciente das dificuldades na categoria ainda inventei de aderir a moda ombré candy colors, sim, vai continuar no próximo verão aqui. Como rezei por uma loja de cosméticos do Brasil nesse momento!!! Shampoo tonalizante quase não existe, colorido então só por um milagre de N. Senhora de Fátima (e olha que sou ateia), só achei tinta profissional e no salão de cabeleireiro, tive que fazer altas alquimias e usar mil tutoriais (brasileiros) no youtube. Aqui existem cosméticos de marcas famosas mais baratos do que aí? SIM! Mas não troco isso pela nossa variedade porque também temos opções de marcas boas com preços acessíveis.

– Existe um calçado que vale muito a pena comprar no Brasil, e não, não estou falando da Havaianas que os gringos adoram. Estou falando do bom, velho e atemporal Converse All Star. Isso foi uma surpresa para mim, se soubesse teria vindo com mais do que apenas o meu par velhinho e surrado de três anos atrás.

– Armarinhos e brechós, ai que saudade!!! Como boa “inventora” de ~modas~ sinto muita falta dessas coisas. Para quem gosta de um D.I.Y como eu gosto, a vida aqui não é fácil, esses itens são para dar muuuuuito valor aí no Brasil. Saudades 25 de março e Bom Retiro. Aliás I love Bom Retiro para roupas também, quem garimpa com certeza acha.

O vale a pena da Gringa:

– ROUPAS claro! Sempre fui adepta da Zara no Brasil mas quando cheguei aqui e vi os preços me senti uma otária. Infelizmente as taxas tributárias do nosso país são de chorar. Sabemos bem como é difícil achar coisas bacanas no Brasil, sem sermos exploradas pelas marcas, então acho que comprar roupas em site gringo ainda vale a pena. Apesar das taxas de entrega e impostos serem abusivos o preço final acaba saindo o mesmo mas você tem mais opções de escolha.
Por exemplo: Esses dias fiquei inconformada com uma loja aqui de Portugal, chamada Seaside, cada sapato um mais lindo que o outro e faz entregas para vários países à taxas na faixa de 5 euros. Aíííííí vai lá ver a taxa de entrega para o Brasil: 27 euros!!! Revoltante, mas mesmo assim volto a bater na mesma tecla, se você for em qualquer loja da Oscar Freire o preço final acaba dando na mesma então na minha opinião vale a pena porque pelo menos é exclusivo e está uma estação a frente. Pois é amigas, vamos agradecer ao nosso protecionismo econômico brasileiro.

– Sempre valeu e sempre vai valer a pena: E-bay! Já comprei e ainda compro óculos, sapatos, bolsas, bijouterias e nenhuma vez deixaram de me entregar nada. Só é preciso ter a paciência de esperar a entrega, usar pay-pal para a segurança do seu cartão de crédito e fuçar muito. Não há quase nada que não exista no E-bay e muitas lojas chinesas nem sequer cobram taxa de entrega, além de que as compras abaixo de 50$ são livres de imposto.

– O que mais vale a pena mesmo!? VIAJAR! Em vez de gastar no Brasil guarde seu dinheiro e vá para Europa na época de liquidações, encontre o vestido mais lindo que já viu na sua vida por 5,99 euros (historia baseada em fatos reais da minha nada mole vida), compre roupas e sapatos para um ano inteiro, bebidas, perfumes. Tudo a preço de banana. Conheça lugares maravilhosos, tire fotos para colocar no seu instagram e ganhar muitos likes depois volte daqui há um ano para repetir o processo em vez de gastar seu dinheiro nos impostos abusivos que o Brasil nos cobra sobre tudo.

Pieguice:

– Esqueci de citar esses itens que valem muito pena no Brasil: clima tropical, sol, otimismo, sorrisos nos rostos, alegria de viver, carnaval, caipirinha e único país cinco vezes campeão da Copa do Mundo. Brasil- sil!!!”

Grace Passerini é de Araraquara, mora em Lisboa e tem fotos incríveis no Instagram.

2 pensamentos sobre “BRASIL/PORTUGAL por Grace Passerini.

  1. a gente fica fantasiado que lá é tudo mto mais facil mems né? truqueira que sou tb ia sentir falta das 25 de março e dos brechós da vida. o que me surpreendeu mto, pq sempre tive a impressao que brechó era um costume mto mais dos gringos do que nosso! vai cer é uma coisa em portugal só …
    lindas! que saudade da gracinha 🙂
    um beijinho nas duas

  2. Boa tarde Grace, eu acabei de achar seu blog e olhando suas fotos percebi que você faz algo relacionado a moda em portugal, estou indo passar um mês e gostaria de saber indicação de cursos de temporada, se puder: amanda.bzrr@gmail.com

    Agradecida e boa sorte (;

Deixe uma resposta

