Natural.

Dias atrás eu peguei ônibus num horário de movimento de estudantes e vi um grupo de meninas de uniforme, com no máximo 16 anos, mais maquiadas que eu quando saio a noite. Eu, trajando minhas humildes havaianas, tendo passado um rímel e um balm, fiquei pensando na pele dessas criaturas quando elas tiverem seus 30 anos.

Não entendo essa ansiedade de parecer mais velha, mais do mundo. Eu com 16 anos ia como cabelo molhado e no MÁXIMO DO MÁXIMO, um dia que eu sabia que o menino bonito da outra escola ia aparecer na saída, passava um lápis preto.

OK, 8 anos se passaram e os valores são outros, as meninas são outras. Mas as mães podiam ser as mesmas, avisando que maquiagem de manhã é vulgar, que a pele estraga se usar muito cedo, que a pele na adolescência tende a ser mais difícil e que maquiagem não facilita as coisas.

Meninas, sério, de coração, pensem mais em vocês mesmas. Aproveitem essa melhor hora. Aproveitem que agora é a hora de NÃO usar maquiagem, de NÃO usar salto. E quando eu digo não usar maquiagem, to dizendo não sair pra escola como quem sai pra noitada de sexta. Pode passar um rímel e um blushzinho. Não usar salto significa não usar sapatos que vocês ainda não sabem usar. E é ok não saber, vocês tem apenas 16…

2 pensamentos sobre “Natural.

  1. Ju, ao ler o post, pensei em várias coisas. questões. padrões.
    .
    A indústria cosmética fatura muito ao dizer que você fica mais bonita e melhor maquiada, pois será aceita. Visível.

    Esse exagero, logo pela manhã, é apenas o reflexo de tudo que elas veem na tevê, na revista teen mensal, na novela.

    Não gosto de maquiagem quando vira rotina.
    Detesto ouvir de uma amiga que ela não se reconhece no espelho sem maquiagem, que jamais apareceria na frente do namorado com a cara limpa.

    Foi infeliz dizer que maquiagem pela manhã é vulgar, além de conservador.

    É, não tá muito organizado, mas pensei nisso e continuarei a pensar.

    Luísa, 18 anos, falando de juventude maquiada.

    • Oi Luisa, fico feliz que você tenha refletido sobre isso, é essa a intenção. Esse é um post de opinião, como a maioria do blog. E quando eu disse vulgar, não estava dizendo que as meninas em questão eram ‘vagabundas’, vulgaridade também é banalidade. Elas estavam banalizando a própria imagem.
      Mas é só a minha opinião mesmo, eu sei que muitas meninas vão ler isso e achar que eu sou uma mina de 20 e poucos dando uma de mãe chata…
      🙂

Deixe um comentário

